As vezes não sabemos se estamos recebendo a velocidade que contratamos de internet.
Vamos ensinar você a verificar a velocidade atual.
O primeiro passo é verificar na sua conta, ou, diretamente com o provedor de internet qual é a velocidade contratada de download e de upload.
E, será que você esta recebendo 100% da internet contratada?
Para responder esta pergunta, você escolher um dos sites abaixo para testar sua velocidade de internet.:
Brasil Banda Larga
Minha Conexão
Speed test
Após medir a velocidade de internet e se verificar que está recebendo menos do que 80% da velocidade de upload e de download, você pode e deve entrar em contato com seu provedor de internet e informar que sua internet esta lenta. Informe também a velocidade medida em um dos sites informados acima e anote o protocolo do atendimento.
Se mesmo após entrar em contato com a operadora de internet, a velocidade continuar baixa, recomendo abrir reclamação em um dos orgãos de fiscalização abaixo:
Secretaria Nacional do Consumidor (semelhante ao procon) https://www.consumidor.gov.br/
(agencia que fiscaliza as operadoras de internet, telefonia e tv a cabo)
https://www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao
A principal vantagem de abrir a reclamação nestes sites é que as operadoras de internet tem um prazo para resolver o problema.
E, os dias em que o cliente teve problema na sua internet serão abatidos da sua fatura.
Ou seja, os dias em que a internet não funcionou corretamente serão descontados.